Gruta com inscrições rupestres com 4, 5 e 6 dedos. A curiosidade é que as pegadas encontram-se nas paredes e no teto. Este é um dos melhores atrativos do Parque da Serra Azul. O acesso se dá por meio de uma escadaria difícil e uma travessia, que restringe alguns visitantes.

O complexo conta com a construção de 3 pontes rústicas e uma cachoeira com 45 metros de altura, com poços de águas cristalinas com profundidade de 30cm a 3 metros, vegetação nativa belíssima, principalmente de samambaias. Ao lado existe outra queda d’agua que emergem das rochas, com 12 metros de altura.

Os Xavantes e os Bororos contam mitos relacionados a seres semelhantes a humanos com seis dedos que viviam na região, junto com outros estranhos seres de três dedos e quatro dedos.

O que se sabe de fato, é que existem cavernas na região, entre a Serra Azul e a Serra do Roncador, em que se pode presenciar, por toda a extensão da caverna, marcas de pegadas petrificadas de pés de seis dedos, quatro dedos, três dedos, mas, curiosamente, nenhum registro de pés de cinco dedos. Tal caverna é conhecida como Caverna dos Pezinhos ou Gruta dos Pezinhos.

A gruta dos pezinhos está sob o controle do Cindacta.